sábado, 5 de junho de 2010

O Corpo

A primeira vez que vi um espetáculo do grupo O Corpo tive a impressão de que os dançarinos possuíam uma mola no pé. Os movimentos são tão precisos e feitos com uma leveza, que eles parecem estar em outra atmosfera.

Também me apaixono pelas trilhas, que quando não são feitas sobre alguma obra clássica conhecida, são especialmente compostas por músicos convidados. Um dos primeiros (se não o primeiro) foi Milton Nascimento, seguido por grandes nomes como João Bosco, Tom Zé, Caetano Veloso, Lenine, Philip Glass, Uakti e Arnaldo Antunes. A última trilha foi composta pelo grupo +2 para “Ímã”, que pretendo ver em agosto quando o grupo vier a São Paulo. No site deles é possível votar em alguns trabalhos anteriores para acompanhar o atual, já que em todo espetáculo do grupo são apresentadas duas coreografias.

Para o voto acabei pesquisando antes pelo youtube e encontrei vários vídeos. Revendo-os, afirmo categoricamente que “Onqoto” composto por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik é o meu preferido, não só pela trilha, como também pela coreografia. Outra que me apaixonei quando vi foi “Lecuona” da obra de Ernesto Lecuona, que tem uma coreografia linda. Também fui surpreendido pelo trecho de “Sete ou oito peças para um balet” que teve trilha composta pelo Uakti e Philip Glass e eu não conhecia, achei sensacional.

Enfim, meu voto já foi entregue, por enquanto aproveito os vídeos disponíveis no youtube para fazer uma breve retrospectiva das peças e dos compositores:


Grupo Corpo - Sete ou oito peças para um ballet | 1994
Trilha de Philip Glass e Uakti


Grupo Corpo - Santagustin | 2002
Trilha de Tom Zé



Grupo Corpo - O Corpo | 2000

Trilha de Arnaldo Antunes


Grupo Corpo - Onqotô | 2005

Trilha de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik

(Música: Pesar do Mundo)



Grupo Corpo - Ímã | 2009

Trilha de + 2 | Moreno, Domenico, Kassin