segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Wes Anderson

Wes Anderson tem um estilo próprio, principalmente se formos analisar sua curta (e preciosa) obra. Seu estilo é composto por planos abertos, personagens egocêntricos, vaidosos e neuróticos, figurinos e cenografia kitsch e um humor bastante peculiar. Aliás, ele usa as situações cômicas e sem sentido para zombar do senso comum e das características dos personagens.

Wes Anderson também tem seus atores preferidos. Ele sempre convida Bill Murray, Angelica Houston e Owen Wilson (que além de trabalhar como ator, também atua como roteirista) para atuarem seus filmes.

Os três grandes filmes do diretor (incluindo um curta) são:



Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

Primeiro filme do diretor que teve grande projeção, principalmente depois da indicação ao Oscar por melhor roteiro original. Apesar de tratar basicamente de erros, traições e desastres do passado de uma família, o filme acaba ficando leve pela excentricidade dos personagens e das situações criadas pelo diretor.

A Vida Marinha com Steve Zissou (2004)

O filme conta com a participação de Seu Jorge, que faz o personagem Pelá. Na época das gravações o cantor aproveitou os intervalos e fez um videoclipe da música "Tive Razão" e chamou Bill Murray e Wiliam Dafoe para uma pequena participação.


Viagem a Darjeeling (2007)

Último filme do diretor. Bill Murray que participou da maioria dos filmes do diretor faz apenas uma cena onde corre para pegar o trem. É considerado pela crítica o melhor filme do diretor (eu gosto bastante, mas ainda prefiro "Excêntricos..."). O curta "Hotel Chevalier" com Natalie Portman nua abre o filme.