terça-feira, 12 de abril de 2011

A canção que me aproxima do meu pai

Durante um período de nossas vidas ficamos muito íntimos. Mudamos para o interior só eu e ele, trabalhando junto e dividindo todos os problemas. Voltávamos sempre no final de semana para casa e durante a viagem de quase três horas ouvíamos música. Muita música. Por incrível que pareça, pois ele era bastante controlador, a maioria das vezes eu que escolhia os CDs durante a viagem. Em uma das poucas vezes que deixei o som à sua escolha, ele colocou uma coletânea dos Beatles. A partir daí começamos a conversar sobre a banda e fiz a inevitável pergunta:

- Qual é a sua música preferida dos Beatles?


Ele sem pestanejar mudou a faixa do CD e pulou logo para “While My Guitar Gently Weeps”, canção composta por George Harisson, presente no clássico Álbum Branco da banda. Em seguida soltou:


- Essa música é do caralho!


Ele era avesso a palavrão, mas a partir daquele período em que moramos só eu e ele, tivemos tanta intimidade que até palavrão ele dizia. A partir daí passei a amá-lo não apenas como pai, mas também como um amigo que eu podia conversar sobre muitos assuntos que até então não tinha a menor abertura.


Anos depois, quando ele já estava doente, fui viajar e no caminho pensando nele, coloquei a sua faixa preferida dos Beatles e meu coração parecia que ia sair pela boca. A partir daquele dia caiu a ficha e eu percebi que ele já estava indo, aos poucos, mas estava. Ao mesmo tempo, tive a plena certeza que toda vez que escutasse essa música, ele estaria pelo menos um pouco próximo de mim...