terça-feira, 10 de maio de 2011

A espera incansável do novo álbum de Mariana Aydar

Acho a Mariana Aydar a melhor cantora da sua geração. Ouvindo seus discos percebo que ela carrega tantas boas influências e consegue codificá-las com seu som, resultando sempre em algo original. Clara Nunes, Gal – Fa – Tal, psicodelismo, Paulinho da Viola, Los Hermanos são alguns dos nomes que me vem a mente quando a ouço. Já havia gostado de seu primeiro disco e da sua ótima e relaxada versão com pitadas de reggae para a música “Deixa Verão” que no Los Hermanos era extremamente acelerada, mas só fui realmente me apaixonar quando a vi ao vivo. No palco ela tem uma força e um carisma impressionante, quando ela cantou sua versão de “Beleza Pura” sua performance junto ao arranjo me lembrou imediatamente os Doces Bárbaros. Depois disso foi lançado “Peixes, pássaros, pessoas” onde me rendi completamente ao seu talento. O que eu percebo é que Mariana Aydar veio para trazer novidades sem abandonar suas influências. Nesse último disco ela trabalhou ritmos regionais (flertando até um pouco com o tecnobrega na faixa “Tá”), convidou uma cantora cabo-verdiana, Mayra Andrade para dividir os vocais na música “Beleza” que é da compositora e cantora Luisa Maita. O popular Zeca Pagodinho também divide uma faixa com a cantora, mas algo que realmente chama atenção no repertório é a música “Peixes” da banda hippie The Darma Lóvers. A canção que originalmente é leve, foi totalmente transformada chegando até a soar rockn’roll me remetendo um pouco a Gal – Fa - Tal. Outro nome forte que participou do processo do disco foi o produtor Kassin, responsável por ótimos trabalhos de Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto e Los Hermanos.

Portanto, minha expectativa é grande em relação ao seu novo disco (que está prestes a ser lançado), ainda mais depois de ter lido algo bem interessante. Em um ensaio para revista Joyce Pascowitch, o texto sugeriu que Mariana Aydar anda escutando bastante Timbalada e alguns axés da década de 90 e que esse de repente pode ser uma pista do que será seu novo disco. Obviamente ela não vai fazer um disco de axé, mas acredito que ela vai pescar o melhor do que foi feito nesse estilo e mesclar em seu trabalho, assim como acredito que foi feito em trabalhos anteriores com outros ritmos. A expectativa é grande e a sensação é de que vem algo muito legal.