domingo, 16 de agosto de 2009

O Banquete de José Celso Martinez Corrêa







Desde que me mudei pra São Paulo fiquei interessado em assistir uma peça do Teatro Oficina. O grupo liderado por José Celso Martinez Corrêa surgiu na década de 60 junto com o tropicalismo, criando um novo movimento teatral com estilo próprio e uma liberdade absurda pra época. Atualmente os tempos são outros, não há nada para ser quebrado, por isso talvez o grupo não tenha o impacto que deve ter tido inicialmente na década de 60, mas ainda assim assistir ao grupo é vivenciar uma experiência única.

Assisti ao “O Banquete” um pouco apreensivo, já que sempre tive na mente aquela imagem do Caetano Veloso sendo atacado pelo grupo e tendo as roupas arrancadas. Tinha medo de um ataque e ao entrar no teatro e sentar em um dos colchões no chão para os espectadores relaxei. Além disso, foram servidas frutas, comida e vinho para celebrar o banquete proposto na peça. Muitas improvisações, atuações incríveis, músicas e nudez enchem a peça e os olhos de quem assiste. Gostei bastante, achei extremamente importante assistir a peça e conhecer de perto o estilo do grupo, mas a peça requer bastante disposição, pois são 4 horas de duração sem intervalo.

E vale dizer que é permitido filmagens e fotografias (sem flash). Consegui fotografar alguns momentos com o celular, mas ainda pretendo voltar e registrar com mais qualidade as cores e formas do Teatro Oficina.